terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Mapa De Ideias / Resumo

Texto - Linha contra medo de ir às aulas

Aos 13 anos, 15% das raparigas e 19% dos rapazes já foram vítimas ou agressores em situações de violência nas escolas portuguesas, segundo dados de Junho deste ano, da Organização Mundial de Saúde.
Para travar o fenómeno de bullying, agressões e intimidação físicas, verbais, emocionais ou até virtuais (pela Net e telemóveis), que ameaça professores e estudantes, a Associação Nacional de Professores (ANP) lançou o projecto "Convivência nas escolas".
Após a linha (808 962 006) de apoio a docentes, activa desde Setembro de 2007, o número 808 968 888, para alunos e famílias vítimas de bullying, arrancou em Maio último.
No primeiro mês, a linha Bullying recebeu 20 contactos, na maioria, de pais, segundo a ANP. Já a dos professores, até Março último, contava 124 pedidos de ajuda. Os professores procuraram conselhos para lider com agressão verbal, indisciplina e agressão física, na maioria dos casos.
As duas linhas voltam ao trabalho no início do novo ano lectivo. O contacto também pode ser feito por endereço electrónico ou carta. As vítimas podem ser encaminhadas para psicólogos e psicopedagogos.
Violência, gozo, discriminação e insinuação sexual eram as principais causas de faltas à escola entre 46 mil alunos e professores inquiridos no estudo de 2006 (PRO TESTE n.º 273, de Outubro). A humilhação ou exclusão pode estar na origem de depressões e tentativas de suicídio nos jovens.
Se o seu filho anda ansioso, deprimido e não tem vontade de ir às aulas, pode estar a ser intimidado por colegas. Não encoraje vinganças físicas e denuncie a situação aos responsáveis da escola.
Para aumentar a auto-estima do jovem, incentive-o a passar mais tempo com quem tem uma boa relação e até a fazer novos amigos fora do ambiente escolar.

MAIS AUTO-ESTIMA com novos amigos fora da escola.


1ª Fase do Resumo:colocar as ideias-chave no mapa





















2ª Fase do Resumo: colocar as ideias-chave no mapa

A violência escolar afecta mais os rapazes de 13 anos do que as raparigas da mesma idade.
Por causa disto, iniciou-se o projecto - Convivência nas escolas - Linha contra medo de ir às aulas - iniciativa da Associação Nacional de Professores.
No início de Maio de 2007, ocorreu por parte desta linha o apoio aos professores contra as agressões verbais, físicas e indisciplina e aos alunos contra o gozo, discriminação e insinuações sexual. Contactada por 124 professores e 20 alunos, os mutivos que surgem são ansiedade, depressão e sem vontade de vir às aulas.
Aconselha-se o não à vingança, a denúncia à direcção da escola e estar com os amigos para aumentar o auto-estima.

3 comentários:

  1. Hugo,
    Tu e os teus colegas que colocaram este mapa de ideias sobre o texto que foi estudado em APA de LP devem fazer o seguinte:

    1º - passar o texto;
    2º - colocar este mapa de ideias que corresponde à fase de sublinhar ideias-chave;
    3º - Escrever o resumo (é o que falta fazer... na próxima aula vamos ver quem tem esse trabalho realizado!)

    Bom trabalho!

    ResponderEliminar
  2. Deves continuar a aplicar-te desta forma, ser rápido e eficaz na resolução das propostas de trabalho, deixando de aldo tudo aquilo que não interessa, quando se está em trabalho escolar e de aula.

    Julgo que era melhor colocares os títulos com outra cor, pois esta não permite uma leitura com nitidez!
    motivos em vez de "motivos"

    Continua... deixa que este teu lado de aluno empenhado e nada distraído apareça mais vezes em todas as aulas de todas as disciplinas e com os teus colegas (Sê solidário e companheiro!)
    Hugo, aproveitei e falei, ou melhor, escrevi, como professora de Língua Portuguesa e como Directora de Turma (Prometo que é a última vez, já que o discurso começa a ser muito repetitivo).
    A verdade é que me custa muito desitir dos meus alunos, por isso é que insito, chamo a atenção...

    ResponderEliminar
  3. Professora Maria José Morais, é com muito gosto, que venho por este meio informa-lhe que o meu blog tem novas actualizações, é com imenso prazer que lhe convido a visualizar os meus trabalhos ao longo do ano, realizados no meu blog.
    Foi o prazer ser seu aluno e deixo-lhe desde já as melhor férias para si e um bom trabalho. http://adivinhaapalavra.blogspot.com/
    Atenciosamente aluno Hugo Moreira 7ºC.
    (Atenção: -Este texto pode vir a ter alguns erros pois o computador pode não os reconhecer.)

    ResponderEliminar